domingo, 8 de maio de 2016

Algumas apostas de Atletismo para o Rio 2016

Faltam apenas 03 meses para os Jogos Olímpicos.
Para aumentarem as expectativas, neste final de semana também ocorreu a primeira etapa de 2016 da Diamond League, a Liga Profissional de Atletismo da IAAF, em Doha, Catar. Analisando as últimas competições de 2015 e performances de 2016, além de acompanhar blogs e twitters de atletas profissionais, já me arrisco a cravar alguns medalhistas no Rio 2016. Nas próximas semanas vou completando a lista com os nomes restantes e também feminino.


Masculino

100m e 200m

Em mais uma ou duas semanas faço meu prognóstico se Usain Bolt ganhará mais ouros...

400m

Será uma das provas mais disputadas e de alto nível dos Jogos, com 3 dos melhores atletas da década em grande fase competindo entre si.

Ouro - Wayde van Niekerk (South Africa)
Prata - LaShawn Merritt (USA)
Bronze - Kirani James (Grenada)

800m

Muito em aberto. Nenhum grande nome despontando.

1500m

Os dois últimos campeões olímpicos nas melhores fases de suas carreiras. Makhlofui é incrível, mas Asbel Kiprop é simplesmente uma lenda.

Ouro - Asbel Kiprop (Kenya)
Prata - Taoufiki Makhloufi (Algeria)
Bronze - TBC

3000m com Obstáculos

O Quênia domina essa prova absurdamente, mas a grande novidade no Rio é que eles devem ter a cia de um americano, Evan Jaeger, que é osso duro de roer, e, inclusive, não seria um absurdo vê-lo ganhar o ouro. Mas vou ser conservador aqui. O melhor atleta da história na prova, Ezekiel Kemboi, fez uma péssima prova de abertura em 2016 e pareceu estar fora de forma.

Ouro - Conseslus Kipruto (Kenya)
Prata - Evan Jaeger (USA)
Bronze - Birech (Kenya)

5000m

Mo Farah tem tudo para fazer mais um ouro nesta prova. Ele é o fundista mais veloz, e nesta distância relativamente curta, não vejo como alguém possa imprimir um ritmo tão forte a ponto de impedir seu poderoso sprint final.

Ouro - Mo Farah (Great Britain)
Prata - Kejelcha (Ethiopia)
Bronze - TBC

10.000m

Será uma surpresa para muitos, mas não para quem acompanha atletismo de perto. Mo Farah será destronado aqui. Geoffrey Kamworor, do Quênia, é o nome dele. Ele já quase venceu Farah no mundial em 2015, e em 2016, simplesmente destruiu Mo Farah numa das melhores performances da história em Meia Maratona.

Ouro - Geoffrey Kamwroror (Kenya)
Prata - Mo Farah (Great Britain)
Bronze - TBC

Maratona

Eliud Kipchoge é tão bom e reina tão supremo na Maratona, com performances de cair o queixo uma atrás da outra, que é impossível arrumar argumentos neste estágio para não apostar numa vitória dele.
Não vejo alguém em condições de superar Stanley Biwott pela prata. O bronze em teoria deverá ir para um etíope. O problema é que os dois melhores, Kenenisa Bekele e Lelisa Desisa, podem nem ir aos Jogos.

Ouro - Eliud Kipchoge (Kenya)
Prata - Stanley Biwott (Kenya)
Bronze - TBC





Nenhum comentário:

Postar um comentário