domingo, 19 de julho de 2015

Chegando na Maratona do Rio

Falta apenas uma semana para a Maratona do Rio.
É a primeira vez que corro uma Maratona como preparação para outra Maratona, pois meu objetivo em 2015 é a Maratona de Berlim.

Não é lá muito recomendável, pois 42K não é uma maneira eficiente de se treinar; são necessários dias de recuperação. Mas eu não havia como resistir ao fato de estar morando no Rio e apenas "observar" a Maratona do Rio.

Assim, fiz minha inscrição.

Os treinos tem acontecido com foco em Berlim e alternado entre o muito bom e o muito ruim.
Fiz um longo de 32K para 3:56 de pace com facilidade e fechando a 3:30. Ótimo. Consegui há algum tempo sustenar 12 x 1K com 60" para 3:20. Muito bom. E fiz um treino progressivo de tiros de 4K-3K-2K-1K que saiu bom também.

Por outro lado, cometi um erro, que foi ter feito um longo de 2h35 de corrida há apenas 12 dias da prova (mais precisamente na última 3ª feira). Acontece que foi o dia mais quente do inverno carioca (esse inverno...) e eu saí de casa praticamente sem água. Desidratei. Forcei a barra, somando um volume muito alto de cerca de 90k em 5 dias. E o longo (em que corri cerca de 33K) foi feito ao final de um dia pesado de trabalho. Péssima ideia. Desde então tenho treinado bem mal.

Hoje me arrastei para fazer 7K a 3:45 de pace; depois trotei alguns minutos e o objetivo era fazer mais duas séries de 7K a 3:40 e 3:35 respectivamente. Parei nos 4K da 2ª série.

Meu corpo pede descanso já há alguns dias.

É incrível a montanha russa da corrida, pois 3:45 de pace é um ritmo que pode parecer leve dependendo do dia, ou se aproximar do exaustivo (como foi hoje).

É claro que surge um pouco de preocupação; por outro lado, a experiência de anos ajuda. Eu sei que é o corpo pedindo dias por descanso devido ao acúmulo de volume.

Assim, nesta última semana antes da Maratona do Rio, preciso balancear dois pontos:

1) Oferecer ao meu corpo um pouco de descanso;
2) Não esquecer que o foco é a Maratona de Berlim, que aqui no Rio será uma prova para me divertir um treino.

Isso significa que o objetivo nunca foi chegar na Maratona do Rio "novinho em folha". Não, chegarei cansado, e nisso consiste o desafio, correr em torno de 4 min/km cansado.

Acredito que se estiver num bom dia não terei problemas para concluir a prova em 2h48~49 (4 min/km), e estarei recuperado em alguns dias.

Nessa Montanha Russsa que tem sido o muito bom e o muito ruim, é hora de ser inteligente para que domingo dia 26 seja o dia do muito bom.

E, dois meses depois, dia 27/set, na Maratona de Berlim, o dia do ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário