sábado, 13 de junho de 2015

Planejamento de treino para a Maratona de Berlim 2015

Passei por maus bocados nos últimos 2 meses, com seguidas doentes, corpo debilitado e imunidade baixíssima, como nunca havia sentido antes. Mas existe um mantra que diz que para chegar onde você nunca chegou, precisa fazer o que nunca fez. O problema é que meu corpo tem limites e paga o preço de uma mente que os desconhece.

Sinto que o que tenho feito desde 2007, quando entrei na faculdade, fez parte de um treinamento mental para o meu 2015. Começou lá atrás com os cursos de Eng. Mecânica e Administração (em duas faculdades diferentes); e atingiu seus ápices nos anos de 2012 e 2013, com Mestrado, trabalho com consultoria empresarial, 1º projeto empreendedor e treinos para o Ironman - tudo ao mesmo tempo.

Em 2015 tenho trabalhado como nunca trabalhei antes, e levado uma vida extremamente regrada e disciplinada, a qual devo a esses anos todos anteriores. Sem eles eu não teria sustentação mental para encarar os desafios diários.

Em 2015, eu quero chegar onde nunca cheguei. Quero correr uma Maratona o mais próximo possível de 2h29. Sei que o 2h29 é basicamente impossível agora. Mas está na minha mira, na expectativa de chegar na casa dos 2h30. Falta pouco. Em Porto Alegre, 2014, corri 2h41'18". Mas sei o quanto treinei por lá. E sei o quanto é difícil alcançar aquele nível envolvido 14/15h por dia com trabalho e dormindo parcas 6h.

Mesmo assim, vou tentar. Tenho família e namorada maravilhosas; estou feliz no trabalho, e nas últimas duas semanas, posso dizer que retornei de verdade a um nível razoável de treinamento.

Grande em parte por ter passado o último feriado em Floripa, em casa, o que me faz bem demais.

Bem, chegou a hora. O ciclo de verdade para Berlim, dia 27 de setembro, começa nesta 2ª, dia 15 de Junho. Já venho treinando, é claro, mas agora começa aquela fase restrita que já conheço. Montei minha planilha de treino e buscarei seguí-la à risca. Comprei novos pares de tênis para me acompanharem na jornada. Estou vitaminado e bem alimentado, depois das seguidas doenças.

E meu espírito está mais forte que nunca.

Faltam 15 semanas para Berlim. Quero que essas sejam as 15 semanas mais intensas da minha vida.

No meio do caminho, correrei a Maratona do Rio, como parte do treinamento.

Segue abaixo como será minha rotina. Ela é composta de 3 treinos-chave. Terça pela manhã. Quinta de noite. Domingo de manhã. O resto é formado por rodagens leves, academia para fortalecimento, coordenação na praia. Rodagens leves são muito importantes para a recuperação e aumento do volume semanal.

Em 4 dias na semana a expectativa é dobrar, isto é, fazer 2 treinos no dia (um deles com foco em dois treinos de corrida).

Meu dia de descanso é sábado. É o dia que durmo sem hora para acordar (adeus, saídas de sexta-feira). Inclui alongamentos em casa, e eventualmente, mais uma corrida leve para somar volume (respeitando o corpo).

O fundamental: ter um treino balanceado.

Correr 100 km por semana é fácil, difícil é correr 100 km por semana com qualidade. Farei meu melhor para conseguir.

Segunda-Feira
Manhã: Academia
Noite: 10k a 14k leves (dependendo do feeling do dia, sem relógio, sem preocupações de pace).

Terça-Feira 
Manhã (6h30): Intervalado. Iniciando em 10 x 1k, e batendo 4 x 3k antes da Maratona do Rio (em 26/jul). Pós Maratona do Rio, bater 15K em volume (15 x 1K, 5 x 3k) ou 12k (30 x 400m, 20 x 600m e 15 x 800m).

Noite: Regenerativo. Trote muito leve ~ 6-8k

Quarta-Feira
Manhã (7h): Coordenações, Saltos e Fortalecimento na Praia
Noite: 10k a 14k leves, sem relógio, sem preocupações.

Quinta-Feira
Manhã OFF
Noite: Tempo Run. Treino em ritmo de Maratona (ou seja, "confortavelmente forte"). Iniciando em 10k e batendo 18k antes da Maratona do Rio ao pace de 3:40-3:45 por km.
Após a Maratona do RJ, fazer mais 3 treinos, semana sim, semana não (intercalando com fartleks mais leves). 18k - 21k - 24k. Pace: 3:35-3:40 por km.

Sexta-Feira
Manhã: Academia
Noite: 10k a 14k leves, sem relógio, sem preocupações.

Sábado
Manhã: OFF (dormir!!)
Tarde/Noite: Alongamentos em casa. Dependendo do dia, mais 10-12K leves, conforme estiver me sentindo.

Domingo
Manhã: Longão. Ele inclui um treino de 34k dia 12 de julho (2 semanas antes da Maratona do Rio), a própria Maratona do Rio (sim, correrei 42.2 km como parte do treinamento para Berlim), e após a Maratona do Rio e descanso apropriado, um novo ciclo até bater 36k no dia 06/setembro. Perfeito porque antecede o feriado do dia 07. Para a Maratona do RIO a expectativa é usar como treinamento e seguir o ritmo de 4:00/km acelerando um pouco no final e terminando a prova bem em torno de ~2h45.

Ritmo: ~ 4:30/km ou ~ 4:15/km ou ~4:00/km (respeitando o corpo conforme se sentir no dia).


Volume total
Sempre no mínimo 90-100 km com leves aumentos progressivos.
Expectativa de bater 130 km na semana de pico (31 ago - 06 setembro).

Tênis utilizados

Usarei no total 6 pares de tênis diferentes; dois para cada tipo de treino. 

Rodagens Leves: Nike Pegasus e Adidas Energy Boost
Longo: Nike Pegasus e Adidas Energy Boost
Intervalados: Asics Tharter e Saucony Fastwitch
Tempo Runs (ritmo de prova): Saucony Kinvara e Brooks T7 Racer

Prova: Saucony Kinvara ou Brooks T7 Racer

É isso! Vamos em frente!

Vou me esforçar para ter tempo de contar aqui o progresso do treinamento.

Keep running!


Nenhum comentário:

Postar um comentário