segunda-feira, 2 de março de 2015

Estímulos ~ 3:30 min/km x 3:00 min/km

No meu atual ciclo de treinamento, que inclui três objetivos principais (3:30 min/km na Golden 4 no Rio de Janeiro em abril, 1h11-1h12 na Meia de Floripa em junho e qualquer resultado o mais próximo possível de 2h30 na Maratona de Berlim em setembro), tenho feito muito volume, treinos de baixa intensidade e tiros longos, isto é, acima de 1000m.

Isso tem me trazido beneficios e sacrifícios.

O benefício é que de fato estou evoluindo a adaptação do meu corpo ao ritmo de 3:30 min / km.
Fazendo muitos tiros de 1600m, 2000m e 3000m em torno de 3:20 min/km e 3:25 min/km, e treinos de ritmo de prova (que se iniciaram com 7 km a 3:30 e já atingiram os 12 km), posso dizer que nunca foi tão fácil correr a 3:30 min/km (embora depois de 12 km começa a ficar bem difícil).

Entretanto, tenho sacrificado a velocidade. Os treinos mais curtos. Aquele 10 x 400 para 3:00 min/km que eu sempre adorei fazer. Esses dias pude perceber o quanto o corpo humano, realmente, responde a estímulos. Corri 2 km em 6:40 (ok, tranquilo!) e depois resolvi descer o sarrafo. Fiz um 1000m para 3:02... e ele me pareceu muito mais difícil que o normal. Depois um 600m para 1:50 (novamente, fazendo um esforço enorme), e por fim um 400m para 68s (2:50 min/km). Esse último doeu de verdade. E pensar que há algum tempo eu fazia 10 para esse ritmo com apenas 60s de intervalo... hoje, nem pensar!

Na corrida, essa grande metáfora da vida, você também faz escolhas, e renúncias. Pelos próximos meses, eu escolhi a Maratona, e, com isso, sacrifiquei a velocidade.

O corpo humano responde a estímulos.

Não existe milagre. Você desempenha aquilo que treinou.

Um comentário:

  1. Mas provavelmente para recuperar essa velocidade seja "mais fácil" depois desse volume e resistência né.

    ResponderExcluir