sábado, 21 de fevereiro de 2015

Música e Corrida

Conheço gente que não junta os dois. Eu, por outro lado, admito que a música é companheira quase que indispensável. Especialmente nos treinos leves, onde correr pode se tornar chato, considerando que tenho feito mais de 100 km semanais e boa parte disso em baixa intensidade; e nos treinos mais difíceis, como fonte motivadora.

No geral, quanto mais intenso o treino, mais intenso é o que costumo ouvir. Mas isso não é regra.
Para ter uma ideia do quão eclético sou, duas das músicas que mais tenho ouvido ultimamente são uma do Skipknot e outra do Damien Rice.

Tenho feito treinos de ritmo para a meia-maratona que são bem complicados de se fazer. Basicamente, eles consistem em correr no pace alvo por uma distância menor que a prova alvo. No caso, estou treinando para Meia Maratona (3:30 min/km). Iniciei nos 7 km, e fui aumentando até chegar a essa semana, onde encarei 12 km. A questão é que, diferente da competição, quando se está completamente descansado e se tem a vantagem da adrenalina, esses treinos são feitos ao final de semanas pesadas, e antecedem o longo de domingo. Assim, eles se tornam realmente bem difíceis.

Tentarei traduzir em algumas músicas que formariam minha trilha sonora "perfeita" a sensação durante um treino pesado.

1. Tonight, Tonight - The Smashing Pumpkins
Começou o espetáculo! Nada melhor que minha música preferida para iniciar o show.

2. 9 Crimes - Damien Rice
Essa música tem que ser escutada no volume máximo para que de fato se possa ouvir algo. Mas nem por isso ela pode ser chamada de "leve". 

3. Let it Be - The Beatles
Essa é para se manter calmo, não apertar o ritmo antes da hora, e se preparar psicologicamente: "Let it Be". Embora daqui a alguns minutos será "Let it BLEED".

4. Little Lion Man - Mumford and Sons
Uma música que eu gosto tanto, que me faz prestar muita atenção e esquecer que estou correndo, quando ainda é possível raciocinar frente a dor.

5. The Kids Aren't Alright - The Offspring
Espetacular. Lembra os tempos de adolescência, tem peso e energia suficientes. Aumentando o astral.

6. Leve-me pra onde eu quero estar - Não Contém Glúten
Bacana poder dizer que foi um amigo que escreveu uma das minhas canções preferidas. Me faz lembrar muito do Ironman.

7. When you were young - The Killers
Já que é sessão nostalgia... essa não é uma canção antiga, mas é difícil ficar melhor.

8. Forever Young - Alphaville
E a canção que resume todo o futuro. Da série "melhores de todos os tempos da vida".

9. Devil in I - Slipknot

Chega de sessão sentimentos. Isso já está doendo pra caramba.

10. Zombie - The Cranberries
Melhor performance vocal forever. Uma música em que foi depositada a vontade de mudar o mundo.

11. Ich Will - Rammstein
Peso, peso, peso... sincronia das passadas com o riff de guitarra.

12. Stay Together for the Kids - Blink 182
Eu volto a ter 13 anos...

13. Basket Case - Green Day
... e isso é tão bom que não quero voltar aos 26.

14. Like a Stone - Audioslave
E quando as coisas ficam realmente feias... é preciso aquela canção pra te dar força interior.

15. Toxicity - System of a Down
A chegada perfeita de qualquer prova são os últimos 30 segundos dessa obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário