domingo, 18 de janeiro de 2015

Treinos para a Golden Four - RJ

Nas últimas semanas consegui planejar melhor como será minha temporada, que a princípio tem o grande objetivo de correr "o melhor possível" a maratona de Berlim, no final de setembro.

Até lá, devo correr diversas provas menores entre 5 e 21 quilômetros. 
Duas delas estão programadas: a Golden Four, dia 12 de abril, no Rio de Janeiro, e a Meia Maratona de Floripa em junho.

A Golden Four é um circuito de meia-maratonas patrocinado pela Asics e tido como plano e rápido. 

A etapa do Rio de Janeiro é dia 12 de abril e me parece ser uma boa data para se fazer uma meia-maratona, o primeiro teste para saber como estão as coisas para setembro.

Não está sendo fácil treinar no Rio de Janeiro nesse começo de 2015. Todo ano faz bastante calor nessa época, mas dessa vez, mesmo os cariocas dizem que "está demais". Sensação térmica sempre acima de 40 graus. E acho incrível que não chove. As noites são complicadas, porque o abafamento permanece. Perde-se muito líquido e a desidratação é quase que uma constante.

Meus treinos semanais têm três momentos-chave. Os tiros (estou fazendo-os na terça-feira), o tempo run (em ritmo de prova, que deveria ser sexta, mas está sendo sábado), e o longo de domingo de manhã. O resto são apenas rodagens em ritmo leve para se somar quilometragem e superar os 100 quilômetros semanais.

Em geral, é menos intenso que o que tenho feito nos últimos anos, onde tenho feito dois treinos de tiros por semana. Mas é mais focado para o objetivo de abril. Sobretudo por esse treino em ritmo de prova, que sempre fazia "de vez em quando" e agora faço sempre.

Possivelmente perderei velocidade na falta de intensidade em prol da resistência. Mas se tudo der certo, devo correr uma boa meia-maratona em abril, para 1h12/1h13, e aí em junho é chutar o pau da barraca, e arriscar um tempasso em Floripa.


Aos que possuem interesse, eis os treinos:

Tiros - 4 x 1600m com 200m trotando
tempo: 5'20" (média de 3'20"por km)
(a ideia é aumentar e chegar a fazer entre 10 e 12 km de tiros. Nessa semana foram 6.4 km).

Tempo Run - 7 km em 24:15 (3'28" por km)
(essa é a primeira semana desse treino. A ideia é até abril correr 14-15 km nesse ritmo).

Longo - 22 km entre 3'55" e 4'05" por km

Rodagens - entre 12 km e 14 km.
(não conto o pace nesses treinos, que perfazem mais de 60% da minha quilometragem semanal. Dependendo do dia, diria que eles podem variar de 4'00" min/km até mais de 5'00" min/km quando estou muito cansado).

Vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário