Iniciei 2014 com cinco objetivos esportivos:
- Fechar 300 dias de treino;
- Completar uma Maratona na casa de 2h30;
- Acertar contas com os jogos Abertos;
- Alimentar-me decentemente;
- Aplicar o mantra Mens Sana in Corpore Sano
O primeiro, de fechar 300 dias de treino, foi cumprido com louvor. Na verdade, foi na medida, exatos 300 dias de treinamento, mas mereço os parabéns por esse objetivo porque foi realmente muita luta e disciplina para atingir o número num ano que não foi nada fácil. Passei alguns bons meses na parte final do mestrado, mudei de cidade, tive uma torção muito feia de tornozelo (na qual o médico disse que eu precisaria de no mínimo 30 dias para voltar a treinar - voltei em cinco), peguei catapora (novamente 30 dias sem treino - mas na verdade perdi apenas 3) e três gripes (elas sempre me acompanham). Completar 300 dias de treino nesse contexto me deixa muito orgulhoso.
Completar a maratona na casa do 2h30 ficou no quase. Na verdade, eu corri os 42.2 km em 2h39 no Relógio, mas o que vale é o oficial da prova e assim meu tempo em Porto Alegre foi de 2h41'18". Fiquei com a sensação que dava de fazer melhor, sobretudo pela gripe que peguei na semana anterior da prova e pelo percurso cheio de curvas e com algumas subidas (não acredite na promoção do evento como "plano").
Acertar contas com os Jogos Abertos passou longe. Em 2012 passei muito mal durante a prova devido a uma hernia. Em 2013 fiz a cirurgia para a mesma hernia no período dos Jogos. E em 2014 estava morando no Rio de Janeiro e não pude competir. Enfim, ainda tenho a sensação que em algum dia do futuro teremos as contas acertadas.
Alimentar-me decentemente foi parcialmente concluído. Durante a preparação para a Maratona de Porto Alegre foi bom. Depois caiu, em especial no período de conclusão do mestrado. Voltou a melhorar no RJ, e a cair de novo em dezembro.
Aplicar o mantra Mens Sana in Corpore Sano, acredito que sim! 2014 não foi um ano fácil, mas ao final do ano percebi que ele foi um sucesso, tanto profissional quanto esportivo. E também acadêmico. Tive alguns períodos de muito estresse e preciso melhorar isso em 2015.
Resumindo... dois objetivos bem concluídos. Outro que cheguei bem perto. Um que ficou no mais ou menos, e um outro que passou longe.
----
Para 2015 os objetivos são mais ousados que os de 2014.
- Completar 350 sessões de treino por ano (em 2014 foram poucos os dias em que dobrei, cerca de 30). Essa meta não chega a ser tão díficil, visto que quero aumentar os meus dias de treino para 310 e dobrar em pelo menos 50). Na verdade, o ideal seria dobrar duas vezes por semana (atingindo assim as 400 sessões), mas sei que a rotina no RJ não será fácil e por isso vou me poupar dos 400 e me considerar feliz com 350.
- Sustentar 120-130 quilômetros de treino semanais durante a preparação para uma Maratona. Com isso vou ter que dormir bem e ter muita paz de espírito, disciplina e foco. 100 quilômetros por semana simplesmente não são suficientes. 120-130 é possível com dois dias dobrados por semana e um longo aos domingos.
- Correr duas maratonas (muito provavelmente Rio de Janeiro e Berlim).
- Correr uma delas em 2h29 ou muito próximo disso (ok, estou feliz com um sub 2h35. Mas não posso me contentar com pouco). O 2h29 será possível se...
- Correr uma Meia Maratona em 1h12 (no máximo 1h13). Escolhi a data: a Golden Four no RJ dia 12 de abril. De fato preciso correr 1h12, no máximo 1h13, para ter alguma chance de, em setembro, correr 2h29 na Maratona. Velocidade de 1500 e 5000 para isso eu tenho, o duro é trabalhar o endurance.
- Competir mais que em 2014. Foram apenas 10 corridas em 2014, três delas na mesma competição (em pista) e outra apenas fazendo pace para um amigo. Em 2015 quero competir mais porque isso me faz feliz. É lógico que ficarei feliz se de quebra voltar a correr 5 km e 10 km realmente rápido.
- Sustentar durante o ano a tríade: sono-alimentação-treino. Exceções serão inevitavelmente aceitas em prol do empreendedorismo, mas não podem ser rotina.
E vamos em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário