sábado, 13 de dezembro de 2014

300 dias de treino

No final de 2013 tracei minhas metas para 2014, dentre elas uma que me havia falhado nos dois anos anteriores: completar 300 dias de treino no ano.

Para "treino" considero sempre um mínimo de 40 minutos, ou, no caso de durar menos, que seja um treino de alta intensidade (10 tiros de 400 metros por exemplo). Ou seja, sair pra correr 30 minutos em ritmo leve pra 'dizer que correu' não vale.

O objetivo é preparar meu corpo para treinar cada vez mais próximo ao nível de um atleta profissional. Treinando 300 vezes no ano, estaria próximo de um queniano, pelo menos em dias percorridos. Os quenianos, em geral, tradicionalmente não treinam no domingo, correndo dessa maneira cerca de ~ 310 dias no ano. É comum que atletas profissionais corram um pouco mais - cerca de ~ 330 dias. É muito difícil para um atleta de atletismo treinar todos os dias - não que correr todos os dias seja difícil, mas correr com qualidade em busca da performance diariamente é.

300 dias foi o padrão que estabeleci como respeitável. Falhei em 2012. Falhei em 2013.

Hoje faltam menos de 20 dias para acabar o ano.

Vou falhar novamente?

A parte difícil de tentar se aproximar de um profissional não sendo um profissional é que estou sujeito a adversidades que dificilmente atrapalham um atleta profissional.

Em 2014, perdi alguns dias de treino devido a uma mudança de cidade devido ao trabalho. Ao período final de pesquisa e preparação da apresentação de mestrado. Torci feio o tornozelo. Peguei catapora. Sem falar nas gripes. Elas fazem parte de mim de 2 a 3 vezes por ano.

Cheguei ao limite de falhar novamente. E talvez ainda seja cedo para dizer que venci.

Basta que eu treine todos os dias até o final do ano para que eu alcance o número mágico.

300!

Acontece que eu normalmente não treino tantos dias seguidos

E é final do ano.

Isso significa treinar dia 24, dia 25, dia 31.

E com uma viagem para Floripa no meio.

Bem, agora é tarde demais para aceitar que não vai dar.

Porque vai dar.

Eu consigo conviver com os 280 do último ano. Não com um 298 ou 299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário