quinta-feira, 26 de julho de 2012

Olimpíadas de Londres - Que brasileiros ganharão medalhas?

Dando uma pausa nas minhas postagens de atletismo, vou palpitar um pouco sobre que brasileiros ganharão medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres que começam amanhã.

Este que é o evento supra-sumo para todos os fãs do esporte.

Antes, gostaria apenas de reiterar um ponto que sempre comento: dizem que o primeiro esporte dos brasileiros é o futebol, e o segundo, medalha olímpica. Concordo. Mas vejo isso com grande injustiça. Cobramos resultados de nossos atletas em medidas desproporcionais que cobramos ações políticas que favoreçam o esporte de nossos políticos. Falta muita estrutura, falta esporte nas escolas, falta organização, falta recursos, falta tudo.

Chegar nos jogos olímpicos já é, por si só, um ato de heroísmo.

E quantas medalhas o Brasil ganhará nos jogos?

Acredito que em Londres alcançaremos o recorde de medalhas. 20 no total.

Vamos aos palpites:


BRONZE - Total (8)

Fabiana Murer (Atletismo / Salto com Vara)


Vão dizer que é uma grande decepção porque tem gente que espera o ouro após o título mundial em 2011. Mas pra mim o bronze está de ótimo tamanho em um país que as pessoas sequer sabem as regras do salto com vara. 
O ouro aqui é barbada: a russa Yelena Isinbaeva, recordista mundial e que saltou 5,01m recentemente. Prata para a americana Jennifer Suhr, que tem a segunda melhor marca na temporada - 4,88m. 
Vale a pena lembrar que a melhor marca de Fabiana é 4,85m. Este ano, a inglesa Holly Bleasdale já saltou 4,87m e a alemã Silke Spiegelburg saltou 4,82m. Não me surpreenderia se Fabiana não levasse medalha, porque é uma prova bem competitiva.

Rafaela Silva (judô)


Desbancou na seletiva Ketlyn Quadros, que foi bronze em Pequim. Em 2011 foi vice-campeã mundial. Ainda é muito jovem. Aposto em bronze.


Bruno Fratus (50m - Natação)


Segundo melhor do mundo na temporada, tem chance inclusive de desbancar César Cielo.


Diego Hypólito (Ginástica - Solo)


Longe de ser favorito como em 2008, mas deve ganhar uma medalha.


Arthur Zanetti (Ginástica - Argolas)



Vice-campeão mundial em 2011 e uma das grandes revelações e apostas para a ginástica do Brasil em 2016. Único problema é que a modalidade é dominada há mais de cinco anos pelo mesmo chinês, o que torna o ouro praticamente impossível. Um bronze está de ótimo tamanho.


Diogo Silva (Taekwondo) 


Bronze no último mundial e olimpíadas. Se tudo der certo tem tudo para repetir o resultado e brigar pelo bronze.


Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática)


O Brasil sempre teve nos últimos anos duas atletas rankeadas entre as dez melhores do mundo. Ela e Poliana Okimoto. Como Ana Marcela tem melhores resultados recentes, aposto nela para uma medalha.


Sarah Menezes (judô - peso ligeiro)


Resultados consistentes em mundiais nos últimos anos a credenciam por medalha. Está há quatro anos entre as cinco melhores do mundo e em 2009 chegou a vencer etapas do mundial.


PRATA (5)


Natália Falavigna (Taekwondo)


Resultados consistentes há vários anos. Em Pequim foi bronze. Aposto em prata em Londres pra brigar pelo ouro no Rio.


Leandro Cunha (judô - até 66 kg).


Vice-campeão mundial em 2010 e 2011 e campeão pan-americano de 2011. 


Leandro Guilheiro


Tem gente que fala em ouro. Difícil. Costuma perder sempre para o mesmo adversário (foi prata no mundial de 2010). É favoritasso à medalha, mas dificilmente será dourada.


Felipe França (Natação - 100m Peito)


Sim, ele está sempre acima do peso. E nem por isso deixa de ser um dos melhores nadadores do mundo. Inclusive tem o recorde mundial dos 50m peito, que não é modalidade olímpica. Nos 100m, ouro barbada para o recordista mundial Kosuke Katajima (japonês). Felipe é o principal candidato à prata).

Rodrigo Pessoa (Hipismo)


Sim, não entendo nada de hipismo. E sim, ele sempre ganha medalhas em olimpíadas. Ouvi dizer que dessa vez será a prata (como em Sydney). E sem refugo do tal cavalo.




OURO


César Cielo (50m Livre)


Nos 100m dificilmente ganhará medalha como em Pequim ou como no título mundial em 2009.
Mas nos 50m não tem como não apostar nele. É campeão olímpico, mundial e possui o melhor tempo da temporada. Além disso é atleta de decisão, de chamar a responsabilidade.
Tem que cuidar com o australiano Magnussen - sensação em seu país, quase bateu o recorde mundial de Cielo nos 100m - a diferença é que Cielo usou os trajes quando fez 46.91s. O australiano marcou 47.10 sem o uso de trajes especiais. Vai incomodar também nos 50m.

Mayra Aguiar (Judô - até 78 kg).


Líder do ranking mundial em 2012. Principal candidata ao primeiro ouro olímpico das mulheres brasileiras na história.


Scheidt / Prada (Classe Star - Vela)


Scheidt tem chances de mais um ouro (e ser o primeiro tri-campeão olímpico da história). Os resultados o credenciam para isso. Em 2012 foi campeão mundial junto com Bruno Prada.

Alison / Emanuel (vôlei de praia)


Até os principais adversários admitem que estão um nível acima dos demais. Líderes do ranking mundial. Emanuel é provavelmente o melhor jogador da história, e Alison um gigante de 2m de altura e forte bloqueio. Devem vencer.

Juliana / Larissa (vôlei de praia)


Suas principais rivais tiveram vários problemas (as atuais campeãs olímpicas ficaram tempos longe dos treinamentos porque engravidaram). São líderes do ranking mundial. 


Evérton Lopes (Boxe - Meio médio ligeiro)


Atual campeão mundial e favorito à primeira medalha dourada no boxe brasileiro, esporte que, aliás, tende a crescer após o bom desempenho que teremos em Londres.


Futebol Masculino 


Se vai ganhar, não sei. Torço que sim. Assim quem sabe nas próximas olimpíadas o principal assunto deixe de ser se o futebol brasileiro finalmente vai ganhar aquela medalha dourada.
Os únicos adversários de respeito são Espanha e Uruguai. A Argentina está fora. Nunca foi tão fácil.


Outras chances:

- 4 x 100 Masculino - Briga pelo bronze com Trinidad Tobago, Grã Bretanha, Japão e França. Jamaica ouro e Estados Unidos prata.

- 4 x 100 Feminino - Muito díficil, tem chances remotas. Estar na final já seria uma vitória.

- Marílson Gomes dos Santos (Maratona) - Só existem dois não-africanos com alguma chance de medalha na maratona. E um deles é brasileiro (o outro é o americano Ryan Hall). O problema é que Quênia e Etiópia nunca estiveram tão fortes. Todos os 6 atletas desses países possuem marcas abaixo de 2h05. Marílson tem 2h06 como melhor marca. Como em maratona olímpica tudo pode acontecer - vale lembrar que o brasileiro Vanderlei Cordeiro desbancou em 2004 o recordista mundial Paul Tergat - vale a pena torcer, e torcer muito. Marílson é experiente e pode surpreender.

- Maureen Higga Maggi (Salto em Distância) - Brasileiros, não esperem um repeteco de Pequim, quando ficou com o ouro. Maureen, grande atleta que é, dificilmente vai ganhar uma medalha em Londres. Na verdade, estar entre as 8 melhores já será uma vitória. Para se ter uma ideia, em 2008 Maureen saltou 7,04m, o que lhe valeu o ouro olímpico.
Essa marca seria hoje apenas a sexta do mundo. Maureen até tem um bom salto na temporada - 6,85m, mas três americanas e três russas saltam constantemente acima de 7m. A grande favorita é americana Britney Reese, com 7,15m na temporada.

- Mauro Vinicius (Duda - Salto em Distância) - Campeão mundial indoor com um salto de 8,28m, o que o credenciaria a brigar por medalha. Mas vai ser difícil. Ainda é inexperiente e não salta constantemente acima de 8,00m. Sua marca que valeu o título mundial indoor seria apenas a sétima do mundo outdoor.

- Jonathan Silva (Salto Triplo) - Com 17,39m, é o sétimo do mundo na temporada. Mas não faz bons saltos com constância.

- Futebol Feminino - já não é mais a melhor seleção do mundo. Japão e Estados Unidos estão em um nível acima.

- Yane Marques - Está entre as 8 do mundo no pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, tiro e esgrima).

- Thiago Pereira (natação) - Maior nome do país nos jogos pan-americanos, deve ficar mais uma vez sem medalha olímpica. Embora esteja entre os 8 melhores do mundo nas suas provas, a concorrência é muito forte, especialmente dos nadadores americanos.

- Vôlei M - Será uma das decepções de Londres. Resultados recentes não inspiram confiança e outros países cresceram muito, como Estados Unidos, Rússia e Polônia. Foi sexto no último mundial.

- Vôlei F - Assim como o time masculino, teve últimas temporadas conturbadas e de maus resultados. É complicado deixar fora do pódio o atual campeão olímpico... mas palpite é palpite.

- Erika Miranda (judô, meio leve).

- Basquete Masculino (chances sempre tem, dependendo da sorte que tiver nos cruzamentos e de um grande jogo em uma eventual disputa pelo bronze...)

- Tiago Camilo - experiente judoca.

- Roseli Feitosa (boxe) - bronze no último pan.

- Mike Carvalho (boxe) - mais um com chances de medalha no boxe).

3 comentários:

  1. Eu infelizmente também não estou confiante com o volei, meu esporte favorito nas olimpiadas desde sempre. Claro que o volei de praia sempre compensa me deixando mais feliz. Ainda mais com o Emanuel (sim, ele é meu segundo amor no esporte! e já tietei ele Rafa). Mas, eu discordo com relação ao futebol. Acho que o feminino deve trazer uma medalha. Nem que seja de bronze.

    ResponderExcluir
  2. bom, não acertasse tantas, infelizmente. Algumas felizmente. Olha só, pelo menos no exato momento temos as 8 medalhas de bronze.

    ResponderExcluir
  3. fui péssimo... passei longe no número de ouros. Uma pena.

    não fiquei tão longe no número de medalhas, de 20 para 17.

    acertei algumas surpresas talvez não tão esperadas, como o bom desempenho no boxe ou do arthur zanetti.

    quebrei a cara com o hypolito e a fabiana murer.

    ResponderExcluir