sábado, 27 de setembro de 2014

A nova rotina

Os últimos meses não foram fáceis para minha vida de atleta.
Depois da maratona de Porto Alegre em maio, onde alcancei a marca pessoal de 2h41'18", tive bons momentos, mas em geral lutei contra a inconsistência nos treinos e nas competições.
Cheguei, é verdade, a fazer alguns dos melhores treinos da minha vida, e a pensar que, talvez, pudesse estar atingindo um auge e superar alguns recordes pessoais. Mas faltou sequência e, assim, de maio a setembro, o máximo que tenho conseguido é me manter num nível razoável para que, quando efetivamente retornar aos treinos, retornar de cima.

É verdade que essa fase não veio por acaso. Foram meses de muitos estudos e dedicação ao final do meu mestrado, concluído com sucesso na última semana. E também meses em que estive passando por um processo de mudança para o Rio de Janeiro, por aspectos profissionais.

Jamais deixei de sonhar. Jamais deixei de treinar. Tenho sonhos ainda enormes no esporte. A próxima ação que farei ao terminar de escrever esse texto é retirar a tala da minha perna esquerda, resultado de uma torcida feia no tornozelo que me rendeu uma passagem ao hospital nos primeiros dias de Rio de Janeiro.

Talvez uma irresponsabilidade de minha parte - eram 15 dias de tala, 30 sem treinar, por recomendação médica. Cinco dias de tala me parecem suficientes. As dores são quase irrisórias e eu aprendi durante minha vida que corpo de atleta funciona de maneira bem diferente do normal. Aprendi que minhas gripes são potencializadas em períodos de alta carga de treinos, devido a baixa imunidade, e que sofro mais que o normal com elas. Mas também aprendi que torções e problemas musculares são mais rapidamente dissipados.

Finalmente pronto para uma nova rotina, já adaptado à vida no Rio de Janeiro (ou pelo menos próximo a isso), inicio 2a feira um momento de renovação em minha carreira de atleta, com muitos sonhos.

A expectativa, nesse primeiro momento, é manter uma rotina capaz de sustentar um mínimo de 100 quilômetros na semana, até o final do ano, quando então posso começar um trabalho mais específico de ganho de velocidade.

Abaixo uma descrição prevista das minhas próximas semanas de treino.

Segunda-feira
Manhã: Academia + 6 km Corrida Leve
Noite: Leve 10 km

Terça-Feira
Manhã: Off
Noite: Fartlek com variação de ritmo 15 km

Quarta-Feira
Manhã: Academia + 6 km Corrida Leve
Noite: Leve 8 km

Quinta-feira
Manhã: Off
Noite: Intervalados: total ~ 12 km

Sexta-Feira
Manhã: Academia + 6 km Corrida Leve
Tarde: Leve 10 km

Sábado
Manhã / Tarde: 10 km Tempo Run ~ 3:30 min/km

Domingo
Longo - Iniciando com 20 quilômetros.
Gradativamente aumentando até 30-35 quilômetros.

Além disso, alguns outros compromissos são:

- Alongar por 15 minutos todos os dias.
- Boa alimentação
- Dormir 08h por dia

Quanto aos meus próximos objetivos, logo escreverei sobre eles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário