quarta-feira, 25 de setembro de 2013

5 km - Sai o sub-16?

Fosse correr uma Maratona e eu estaria mais tranquilo. Os 42,2 km hoje me assustam menos do que correr 5 km.

Para quem não treina, pode parecer brincadeira. As pessoas normalmente tem a visão errada que quanto maior a distância, mais difícil. Não quero dizer que uma maratona é fácil. Para um iniciante, ela com certeza representa um desafio maior do que distâncias menores. Deve-se levar tempo até se chegar a ela. Mas depois que o corredor adquire "alguns quilômetros nas costas" e busca melhorar os seus tempos, os 5 km assustam. E assustam porque diferem muito do ritmo tranquilo de uma Maratona. Como a distância de uma maratona é grande, a intensidade é baixa. Sofre-se mesmo depois dos 30 km, principalmente com as dores musculares.

Os 5 km são bem diferentes. No dia seguinte, você sente pouca ou nenhuma dor muscular. Mas exige do seu sistema cardiovascular uma preparação muito intensa e a capacidade psicológica de lutar contra a dor e contra o ácido lático, que se espalha no corpo com uma velocidade incrível, gerando a fadiga e aquela sensação próxima do limite físico.

Sob vários pontos de vista, correr 5 km, dependendo da intensidade, é mais difícil que uma maratona. Eu já tento baixar dos 16 minutos nessa prova há algum tempo. Cheguei perto várias vezes na rua. Em pista, corri 16.19. Provavelmente teria baixado de 16 nos Jogos Abertos do ano passado, quando estava muito bem preparado. Mas tive um problema físico durante a prova e me arrastei até o fim.

De lá pra cá muito se passou. Bati meu recorde pessoal na Meia Maratona e até terminei um Ironman - mas nada de baixar nos 5 km. Na verdade, com o alto volume de treinos para o Ironman, eu perdi muita velocidade, necessários para se atingir essa marca.

Desde o Iron, dia 26 de maio, venho focando nos treinos de maior velocidade, para chegar no próximo domingo capaz de atingir a marca desejada.

Não que tenha diminuído o volume - por 4 semanas seguidas superei a barreira dos 100 km semanais.
Agora nas últimas semanas o volume baixou consideravelmente, mas a intensidade está nas alturas.

Hoje fiz 3 tiros de 1,000 metros, com 5 minutos de intervalo ativo, isto é, trotando. Consegui fazer os tiros para 3m00s.

No domingo preciso aguentar 5 desses seguidos, sem intervalos, para uma média abaixo de 3m12s.

Na segunda feira corri metade da distância para esse ritmo. Foram 2.500m percorridos em exatos 8 minutos. Não foi fácil, claro. Mas senti que ainda tinha um pouco mais de gás.

Fiz muitos tiros no morro, muitos tiros de 400m, 200m e 100m, com intuito de recuperar a velocidade perdida.

Domingo largo para os 5 km na Maratona de Santa Catarina. Competi pouco em 2013. Essa será minha primeira competição em Florianópolis depois do Ironman (antes corri uma prova em San Francisco, EUA).

Não é o percurso ideal, pois a largada é em subida. A estratégia é largar para 3m12s e manter esse ritmo até o quarto quilômetro, passando para 12m48. Como a chegada é em descida, se passar o quarto nesse ritmo é possível que eu consiga.

A briga com o ácido lático vai ser boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário