segunda-feira, 4 de março de 2013

Sailing

"A grandeza não está na linha de chegada, mas no caminho até ela". Lembrei-me dessa frase ao ver uma série de comerciais da Nike.
Sinto-me pequeno diante dessa frase. Ela me lembra que estamos sempre fazendo planos para o futuro e depositando nossas fichas em momentos marcantes, e esquecemos do hoje. Esquecemos do caminho e do quanto cada dia pode ser especial. Ou melhor, deve ser especial. E o incrível é que depende de nós mesmos fazer com que cada dia tenha um quê de parcela na linha de chegada, seja ela qual for.

Março e abril serão meses de construir um caminho intenso e de responsabilidades múltiplas nos vários desafios que estou vivendo nos últimos meses. Não é fácil, e ficará cada vez mais difícil e com o tempo restrito, mas até então tenho aproveitado e vivido esse caminho como poucas vezes na vida.

Aliás penso que o grande segredo consiste em encontrar um ponto balanceado entre a influência do passado e os planos para o futuro sem nunca esquecer que o mais importante é o agora. Penso que estamos sempre flutuando entre essas três dimensões, ora voltados um pouco mais para cada uma delas. Lembrar-me disso me faz pensar de nunca esquecer dessa verdadeira dádiva, um talento humano, de tornar o hoje um dia marcante para sempre.

Está aí, disponível para nós todos os dias.

No dia 26 de maio de 2013 penso estar cruzando a linha de chegada de um dos maiores desafios a qual me propus, o Ironman Brasil. Serão 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida. Imagino que, próximo da chegada, após mais de dez horas, talvez doze, de competição e esforço ininterrupto, estarei pensando no caminho, e não na linha de chegada em si. Estarei pensando que tudo não teria a mesma graça não tivesse tentado o melhor que podia dentro das condições propostas, isto é, conciliar os treinos com trabalho, mestrado e sociedade em uma empresa, fatores esses que com certeza me tiram muito do foco e principalmente do tempo necessário para o treinamento, mas que além disso, abrilhantam este caminho e me fazem pensar que tudo tem valido a pena justamente por estar fazendo as coisas desse jeito.

Tenho aprendido tanto neste caminho até lá, que descobri qual será meu ponto forte no dia da competição. Longe de ser a natação e o pedal, e tampouco a corrida, que é minha especialidade entre as três modalidades. Meu ponto forte certamente será a mente. Estou aprendendo neste caminho a permanecer firme, a tentar mais uma vez, a superar os desafios de cada dia com alegria. A vencer o cansaço e acreditar que é possível mesmo quando todos os indícios apontam o contrário.

E, quando o dia chegar, se eu tiver vivido cada pedacinho do caminho oferecendo aquilo que tenho de melhor, ficarei orgulhoso em pensar que tudo valeu a pena. E já estarei de certa forma com um olho nos próximos sonhos a serem realizados. Passado, presente, futuro.

Que continuem vindo com intensidade e me ensinando.

E se a postagem passada foi em clima de "Highway to Hell", hoje dedico a uma música bem mais calma e que muito tenho ouvido durante os treinos, sobretudo aqueles não tão intensos, e que são muito prazerosos, como uma corrida leve na praia sob o sol de fim de tarde, ou um pedal tranquilo numa manhã cedinho com o sol nascendo.


Sailing - Rod Stewart

I am sailing, I am sailing
Home again across the sea.
I am sailing, stormy waters
To be near you, to be free

I am flying, I am flying,
Like a bird across the sky
I am flying, passing high clouds
To be near you, to be free


(...)






Um comentário:

  1. Parabens Maioral pela sua dedicaçao,
    Q Deus esteja lhe Abençoando neste seu desafio...

    ResponderExcluir