terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Uma pausa

Fevereiro começou em ritmo frenético de treinos, o que vinha me deixando extremamente cansado, e, de certa forma, até um pouco desanimado. Sintomas do chamado overtraining, quando se começa a exagerar e, em vez de melhorar e se tornar mais adaptado, o desgaste se torna tão grande que ficamos estagnados com maiores riscos de lesão.

As dores vinham sendo constantes e mais intensas que o normal, principalmente na panturrilha direita.

Aproveitando o carnaval, decidi passar três dias na praia com os amigos - sábado, domingo e segunda-feira, oferecendo uma pausa ao meu corpo para que voltasse mais motivado para a retomada dos treinos (no caso hoje, terça-feira).

Apesar disso, no sábado eu não resisti e corri na Praia da Ferrugem em Garopaba. Correr no carnaval é uma experiência diferente e que pode ser divertida, desde que se vá com a mente preparada para se ouvir piadas diversas, bêbados vindo correr atrás no meio da rua, mãos estendidas oferecendo cerveja e etc, ainda mais num local pequeno e com grande concentração de gente. Fiz 17,5 km em ritmo bem confortável, 4.40 min.km, mas considero que foi um bom treino porque peguei trechos de areia fofa na praia, dunas e subidas pela estrada geral da Ferrugem.

Domingo e segunda-feira não fiz atividade física, cumprindo a pausa prometida ao meu corpo.

Pode não parecer muita coisa passar dois dias sem atividade física, mas isso não acontecia desde dezembro de 2011, de modo que meu corpo agora está altamente adaptado a uma rotina constante de treinos e exercícios, e certamente estranhou essa pausa. Mesmo quando peguei gripes e em viagens sempre deixei de me exercitar por no máximo um dia.

Claro que é bom parar, sobretudo porque foi uma pausa planejada, mas as consequências é que isso influencia negativamente no desempenho, e foi o que observei no treino de hoje, quando retomei os trabalhos já de volta do carnaval.

Foram 16 quilômetros no total, porém entre esses 16 quilômetros fiz 2 tiros de 2,000m bem intensos, com 5 minutos de intervalo.

É uma sequência da semana passada, quando havia feito 3 tiros de 2,000m com intervalo de 3 minutos.

Portanto nessa semana a ideia era diminuir o volume e aumentar a intensidade.

O resultado foi ruim, ainda mais comparando-se com semana passada:

Semana passada - 6.32 - 6.31 - 6.25 (intervalo 3 minutos)

Essa semana - 6.19 - 6.40 (intervalo 5 minutos)

Ou seja, como é possível observar, sofri bastante no segundo tiro, e posso dizer que o intervalo de 5 minutos não foi suficiente para garantir uma boa recuperação, embora penso que, por mais que aumentasse o intervalo, talvez foi o ritmo intenso que me fez quebrar no segundo tiro.

Com a piscina do clube fechada, o jeito é voltar amanhã a nadar.

Como meu último treino de pedal e último treino de natação foram sexta-feira, já estou há quatro dias sem praticá-los, portanto a pausa é maior e com isso a queda de rendimento é maior.

Precisarei de cerca de duas semanas para retomar ao ritmo que me encontrava.

Mas agora o foco é total. Competições importantes à vista e 103 dias para o Ironman não permitem mais pausas como essa, embora admita seus efeitos positivos no treinamento, sobretudo no mental, pois voltei mais focado e motivado a treinar como nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário