sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

10 Resoluções para 2013

Em 2012, até 21 de dezembro foram 271 dias de treino no ano - provavelmente fecharei a temporada com cerca de 280 dias treinados e mais de 3,000 km percorridos.

Mas... não o suficiente. Em 2013 tenho que fechar no mínimo 300 dias de treino - como o ideal são 6 vezes na semana, e são 52 semanas no ano... bom mesmo era chegar a 310 dias de treino.

Em 2012 foram ótimos resultados.
Em especial três vitórias - campeão na Maratona de SC (10 km), na Corrida pela Vida (7 km) e na Corrida de Angelina (5 km). Além disso teve o quarto lugar geral no Mountain DO de Campos do Jordão, quarto lugar na Funcional Run, nono lugar na Corrida Pague Menos, sétimo lugar na Corrida da Paz, quarto lugar na Track Field Run Series e terceiro na Night Run do Costão do Santinho.
Vice-campeão catarinense universitário nos 5,000m e terceiro nos 1,500m, quando alcancei minhas melhores marcas nas respectivas distâncias, e em equipe, terceiro geral no Volta a Ilha e campeão entre os não-profissionais.

Mas.. eu fracassei naquela que eu mais queria, que mais esperava, e que mais treinei.

Tudo isso não teria sido conquistado sem aqueles tantos dias em que uma força maior me moveu mesmo diante de todas as vontades de não treinar. Mesmo diante de poucas horas de sono, muito abaixo do que um atleta precisa, ou de uma alimentação longe do aceitável.

Mas... não fiz muita coisa que tinha me comprometido a fazer, e apesar de ter tido minha melhor temporada como atleta em 2012, sinto estar muito longe de onde posso chegar.

E as 10 resoluções que preciso melhorar em 2013 não me deixam dúvidas disso. E até me pergunto como tive um ano tão bom com tanta coisa errada:

1. Aumentar a quilometragem semanal para cerca de 100 km.
Porque em 2012 nunca chegou a 100 e a média ficou entre 60-70.

2. Ter uma alimentação decente e regrada.
Porque em 2012 não comi o que deveria e não suplementei direito.

3. Não considerar a musculação como algo a ir de vez em quando.
Porque em 2012 devo ter ido umas 40 vezes pra academia, e olhe lá.

4. Melhorar urgentemente o alongamento e a flexibilidade, que são uma verdadeira piada.
Porque em 2012 devo ter me alongado umas dez vezes (é sério...)

5. Cross training de bike e natação, que vão ajudar muito.
Porque em 2012 não nadei, e nem pedalei, e senti falta.

6. Usar protetor solar. Porque vou te contar.. ter treinado o ano inteiro debaixo do sol e só ter passado protetor no verão, e ainda assim de vez em quando, é estupidez, no mínimo.
Esse dispensa comentários.

7. Melhorar a coordenação e mecânica de corrida. Com os ombros rígidos desse jeito não dá.
Porque em 2012 só fiz coordenação no início do ano.

8. Treinar mais de manhã. Verdade que em muitos dias não será possível, porém também é verdade que em 2012 abusei da noite. O problema é que quase todas as competições são de manhã e meu corpo agora não tem o mínimo costume de correr nesse horário.
Porque em 2012 devo ter treinado menos do que competido de manhã.

9. Aquecimento e desaquecimento de verdade. Porque em 2012 negligenciei ambos.
Porque em 2012 aqueci bem meia boca, e desaqueci acho que umas dez vezes no máximo.

10. Fechar 300 dias de treino no mínimo, porque 280 não é mais suficiente.
Auto-explicativo.


Se eu fizer essas dez coisas direito em 2013... fico imaginando onde posso chegar. Longe.

E vou fazer!

4 comentários:

  1. Principalmente alongar, aquecer, desaquecer e passar protetor solar. Porque isso, mas que qualquer coisa, evita problemas futuros.

    Não esqueceque toda alimentação decente e regrada deve ter um dia de descanso para comer porcaria com os amigos.

    Beijos e boa sorte,
    Lise

    ResponderExcluir
  2. Metas práticas e completamente atingíveis. Fazem muito sentido. Me identifiquei com várias.

    É como vc falou... se fazendo muita coisa errada, 2012 ainda foi um ano tão vitorioso. Imagina 2013!!!!

    Na torcida. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Maioral, segue o bonde do IRONMAN que não tem erro... principalmente tome um polivitamínico para evitar as doenças que te derrubaram em 2012...

    Precisando de ajuda para alguma coisa, dá um toque, que eu to destruindo na água e a bike tá razoável!

    Abraço e bom final de ano para você!

    ResponderExcluir
  4. Fico na torcida!
    Feliz 2013!

    Abraço,
    Yara

    http://vaisualinda.wordpress.com

    ResponderExcluir