Blind Side
O responsavel pelo Oscar de Sandra Bullock conta uma historia marcante, tem boas atuações e quimica entre os personagens, mas se perde tanto em seus cliches e em alguns absurdos que tornam a historia forçada que não ha como considerar o filme mais do que apenas mediano. O fime não convence ao explicar, por exemplo, como o pobre e negro Michael é adotado pela rica familia de Bullock, que alias, realmente assume o papel de protagonista ao ser tratada no filme como "poderosa, invencivel, conselheira, caridosa, rica, bem sucedida, etc, etc, etc". Sem contar o chato personagem S.J, "irmão" caçula e pentelho de Michael.
O caso é menos grave por se tratar de uma historia real, mas os exageros acabam prejudicando um filme que poderia ser muito bom sem seus excessos.
5 / 10
Shutter Island
Diretor de varios classicos vencedores de melhor filme, como Os Infiltrados (2006), Touro Indomavel (1980) e Taxi Driver (1976), o aclamado diretor americano Martin Scorsese retorna com uma obra de terror psicologico ao melhor estilo "O Iluminado", apostando na ambientação da chamada Ilha do Medo, no nome de Leonardo diCaprio e principalmente no enredo cheio de enigmas, duvidas e interpretações. Baseado no livro de Dennis Lahane, "Paciente 67" (mesmo autor que escreveu a obra que deu origem ao Livro Sobre Meninos e Lobos), a obra convence, abrindo margem para a auto-interpretação, mas ao mesmo tempo não sendo complicado demais e com um tema central muito bem definido: o personagem vivido por DiCaprio era ou não era louco? Ampliando o campo, é possivle enxergar temas como manipulação, consipiração, cobertura dos fatos... tão presentes hoje em dia.
Se faltam momentos realmente magicos para consagrarem o filme, sobram momentos de tensão numa ilha que realmente envolve e prende até o belo desfecho com uma desde ja consagrada frase.
7.5 / 10
Ghost Writer
Roma Polanski faz como ninguém filmes de suspense: aqui ele consegue tornar tenso (em alguns momentos até sobrenatural partindo para o suspense psicologico) temas logicos e atuais como tensões politicas e terrorismo. Cheio de reviravoltas, o filme prende atenção sob o tema central da investigação de um assassinato, consegue ser misterioso e inteligente ao ponto de me fazer perdoar falhas supostamente imperdoaveis: quer dizer então que descobrir os segredos de uma complexa trama envolvendo terrorismo e uma multinacional estava a alguns cliques no Google?
Ewan Mcgregor reafirma seu posto de um dos meus atores preferidos com uma grande atuação, e o final do filme, além de muito inteligente, da margem para interpretação.
Embora algumas forçações de barra impeçam o filme de ser considerado inesquecivel, a qualidade final da obra é incontestavel.
8 / 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário