terça-feira, 3 de junho de 2014

Lastro da Maratona - Parte 1: 10 km

O tempo de recuperação de uma Maratona demora; a musculatura pesa nos treinos e há de ser paciente para retomar o pico de performance. Tenho cuidado também com lesões, pois embora nunca tenha me lesionado seriamente, sei o quanto é difícil para o corredor por ouvir relatos de diversos amigos. Então busco ter bastante cuidado nesses treinos pós-maratona.

Pois bem: neste último domingo (duas semanas depois da Maratona de Porto Alegre) fui para Blumenau com os amigos da Integral. A prova era a Blumenau 10k, que vem se consolidando como uma das principais provas de 10 km de Santa Catarina. Os motivos para isso não faltam: largada no horário, bom abastecimento de água e policiamento durante o percurso para evitar o contato com os carros; premiação no horário e em local fechado - no Shopping Neumarkt, que também é utilizado como estacionamento.

Minhas expectativas não eram muito altas, até porque havia decidido participar da prova de última hora, tendo treinado durante a semana, e ainda em período de recuperação da Maratona. Não era o momento ideal para eu correr uma prova de dez quilômetros, mas fui com intuito de me divertir.

Na prova estavam bons corredores de cinco quilômetros e logo na largada havia muitos corredores na minha frente, de modo que eu não conseguia me posicionar em termos de colocação. Passei o primeiro quilômetro em 3m15s, e com muita gente na frente. Mas aos poucos fui ultrapassando e, no momento de separação dos atletas de 5 e 10, percebi que estava em terceiro/quarto lugar, junto com um outro atleta.

Correr uma prova de dez quilômetros após a maratona é estranho. Eu fiquei bem cansado, sim, mas a todo momento eu pensava que, estivesse treinando mais especificamente, teria tido bem mais força para suportar o ritmo em torno de 3m15s - 3m20s por quilômetro. Aos poucos fui me consolidando na quarta posição, e o atleta em terceiro foi se distanciando, sem eu ter forças para reagir. Fui no "lastro" do alto volume da Maratona e fechei a prova em 34'15", um tempo razoável diante das circunstâncias, mas que fiquei com a sensação que dava de fazer bem menos. Saudades dos tiros bem intensos de 400m e 1000m...

De qualquer forma, a corrida foi bem proveitosa. Consegui um pódio no geral e recebi um lindo troféu, o mais bonito que ganhei até hoje. Parabéns à organização da prova e ao fornecedor! (O troféu do primeiro colocado mesmo era quase inacreditável).

Essa foi apenas a Parte I do meu "Pós-Maratona". Isso porque no próximo domingo estarei correndo a Meia de Floripa. Não era minha ideia, mas a prova é irresistível. Em casa, friozinho, bem organizada. Diferente da Meia-Maratona Internacional de Março (Floripa tem duas meias), começarei bem mais devagar. Em março o ritmo de 3m25s nos primeiros cinco quilômetros arruinou minha expectativa de melhor marca pessoal nos últimos cinco, onde sofri bastante.

Por isso, domingo espero me divertir e fazer uma prova progressiva. Iniciarei entre 3'35 - 3'39 nos primeiros cinco quilômetros, e depois conforme for me sentindo, aumento o ritmo.

Com um pouco de sorte consigo superar minha melhor marca pessoal, de 1h15'52", em 2013.
Mas o objetivo principal é me divertir e curtir o lastro da Maratona de Porto Alegre.

Estou em uma fase de transição, e depois deste domingo a "segunda parte do ano" começa efetivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário