domingo, 5 de janeiro de 2014

2013, 2014

Em 2013 meus objetivos no esporte poderiam ser resumidos em três:

- Completar 300 dias de treino, o que seria um forte indício de estar em excelente forma, livre de lesões e no caminho para superar meus recordes pessoais;

- Terminar o Ironman Brasil, um dos maiores desafios a que já me propus;

- Quebrar meu recorde pessoal nos 5,000m nos Jogos Abertos de Santa Catarina, dando o troco em 2012, quando, em excelente forma, não consegui competir bem devido a um problema de saúde (hernias, as quais me levaram ao hospital à época).

--

As hérnias afetariam diretamente duas dessas maiores metas de 2013; felizmente me pouparia na mais importante delas. Não fechei os 300 dias de treino, mas foi quase: 286, uma média de quatro a cada cinco dias. Teria fechado os 300, não tivesse que ter feito a cirurgia para retirá-las ao final de novembro, o que me afastou mais de vinte dias e impossibilitou o alcance desse objetivo.

Detalhe dramático: fiz a cirurgia no dia em que deveria estar competindo nos Jogos Abertos. Não era minha intenção. Competiria mesmo assim, pois a prova estava marcada para uma semana antes do procedimento. Mas, logo depois de marcar a cirurgia... recebo a notícia que os Jogos haviam sido adiados em uma semana. Para o dia da minha cirurgia.
Pelo segundo ano consecutivo o JASC se tornaria o que "poderia ter sido".

Felizmente terminar o Ironman do jeito que terminei, com desempenho melhor que as minhas expectativas mais otimistas, seria por si só motivo suficiente para que 2013 fosse um grande ano. E 26 de maio de 2013 foi um grande dia. 10h27 muito bem passadas no quintal de casa. Apesar do sofrimento dos treinos... o Ironman foi uma delícia. Não achei que terminaria o ano dizendo isso...

--

E 2014? 

* Em 2014 pretendo, finalmente, fechar os 300 dias de treino no ano. Foram 264 em 2012 e 286 em 2013.

* Correr uma maratona na casa de 2h30 - e quando falo em 2h30, muito mais próximo de um 2h39 do que de um 2h31. Na verdade, qualquer resultado abaixo de 2h45 e até de 2h48 já seria bom, mas quero ser ousado e apostar no 2h30.

* Acertar contas com os Jogos Abertos. É só no final do ano, e em meio a indefinições profissionais e possibilidades mil nem sei como estará minha vida até lá, mas se houver uma chance, irei. Será em Itajaí, na pista onde alcancei minhas melhores marcas em 2012. Por dois anos frustrei minhas expectativas nessa competição, e gostaria de me redimir, quem sabe correndo um 15m30s...

* Me alimentar decentemente... em 2013 até que foi razoável... até o Ironman. Depois desandou.

* Por fim, e talvez mais importante, aplicar o mantra "Mens Sana in Corpore Sano". Ser capaz de equilibrar minha vida de atleta competitivo com minhas outras vidas. A verdade é que em 2013 minha mente esteve longe de ser sã (se é que isso é possível a qualquer pessoa que se propõe um Ironman)... mas enfim. 2014 é um novo ano e pretendo que ele seja mais equilibrado.

Um comentário:

  1. Rafa, um feliz 2014 para nós, para suas perninhas e para sua cabeça.

    Começaste um ano bem disposto, eu já comecei o ano com preguiça, olha a diferença. Nem estabeleci metas para esse ano, o que eu sempre faço, mas ainda dá tempo.

    Espero que tu te alimentes melhor, mas não demais, para podermos ainda comer nossas besteiras de vez em quando.

    Queria combinar contigo de irmos numa creperia do Santa Mônica, pode ser?

    Lise

    ResponderExcluir