domingo, 21 de abril de 2013

Dando a volta na ilha

Em meio ao caos de abril, neste sábado participei de mais um Volta à Ilha, prova de 140 quilômetros de revezamento da qual participei pela oitava vez. Ano passado eu havia decidido me "aposentar" da competição após obter o terceiro lugar geral entre todas as equipes e primeiro entre os não-profissionais, mas como uma empresa patrocinou e recebi o convite do meu treinador, decidi abrir uma exceção e considerar o evento como um ótimo treino de corrida para o Ironman, pois minha única exigência foi que fizesse um volume alto de quilometragem durante a competição.

A equipe foi formada com intuito de vencer a categoria aberta mista (isto é, aquela formada por 3 mulheres, além dos 5 homens).

Meu primeiro trecho foi de 8 quilômetros, de Santo Antônio até a Daniela, com uma travessia de banana boat no meio do caminho. Isso mesmo, após cinco quilômetros de corrida, a travessia até a praia da Daniela era feita de banana para então se correr mais três quilômetros na areia. Percebi que estava de fato em um ótimo dia ao fechar esses 8 quilômetros, com morros e areia da praia, em 27'58", pace de 3m27s por quilômetro e sem muitas dificuldades.

Meu segundo trecho foi feito sob o sol forte do meio dia, e apesar do dia lindo, de fato estava um pouco assustador correr naquele horário. Porém minhas pernas estavam soltas, tão soltas que nem parecia que havia corrido anteriormente. Esse trecho exigiu um pouco mais de mim devido às subidas do morro da Barra da Lagoa e da Praia Mole. Como ainda teria um terceiro trecho, também segurei um pouco nos últimos quilômetros. Pace final de 3'44" por quilômetro.

Meu terceiro trecho teria 15,2 quilômetros e é claro que as pernas não eram mais as mesmas. Mesmo assim estava me sentindo surpreendentemente bem, embora imaginasse que sofreria no final devido ao acúmulo de volume, superior a 31 quilômetros.

Comecei um pouco forte demais, passando o primeiro quilômetro em 3'35", mas um pouco de sobe e desce no Ribeirão da Ilha quebrou um pouco o ritmo. Novamente estava um sol bem forte e a falta de hidratação (apenas um posto de água) complicou um pouco a prova. Percorrer toda a base aérea sem água em ritmo forte e sob o sol não foi fácil, mas minha alta carga de treinamento conseguiu segurar. Senti um pouco nos cinco quilômetros finais, mas no geral terminei bem, com pace médio de 3'47" por quilômetro.

Além do aumento do nível da prova, tivemos alguns problemas de logística, um desfalque feminino importante de última hora, e uma punição de 15 minutos no tempo devido a um adesivo colado errado na moto.

Terminamos em quarto lugar, com 10h04. Com esse tempo teríamos vencido no ano passado, mas esse ano o nível estava bem forte.

Missão concluída e a certeza que o treinamento para o Ironman está sendo bem feito na corrida. Agora é hora das últimas calibragens na bike e na natação.

Mais que isso, o Volta a Ilha foi um ótimo momento de descontração em meio ao caos de abril.

Agora falta pouco, mas não será nada fácil.

Um comentário:

  1. Poxa Rafa, falta hidratação mesmo naquele último trecho, aliás em vários trechos, a organização poderia fazer uma parceria com a Casan e disponibilizar um pouco de água pra galera né?
    Rafa foi eu que berrei ''Vai Rafaaaa'' quando vc estava indo pro seu último trecho. Tá voando hein rapaz!!!! E o IronMan tá chegannndo...

    Beijo, Yara

    ResponderExcluir