domingo, 23 de setembro de 2012

5 Erros em 5 km - Corrida pela Paz

Hoje em Floripa competi os 5 km da Corrida pela Paz, com patrocínio da Tractebel Energia e da Magazine Luiza.

Não comento dos patrocinadores por acaso, porque graças a eles, essa prova, aparentemente bem festiva pelo seu propósito (e inclusive com uma caminhada de 4 km) teve um nível altíssimo devido aos prêmios distribuídos, com atletas de várias cidades do estado e inclusive de fora dele (em especial vários atletas de elite do Paraná).

Poucas provas em Floripa oferecem esse tipo de premiação. Valendo um notebook Acer para o primeiro colocado, mais uma bicicleta (também para o segundo) e um fim de semana em hotel fazenda. (também para o terceiro).

Ainda é uma premiação muito desproporcional perto do esforço de treino realizado por atletas de elite. Mas as corridas de rua de fato têm se tornado mais conhecidas pelo público em geral, logo, o nível geral competitivo vem caindo ano a ano. Atletas de alto nível estão cada vez mais espalhados com o crescente número de provas, e os atletas de fim de semana têm se multiplicado.

Não tenho nada contra esses atletas, pelo contrário, eles contribuem e muito para o crescimento do esporte e do mercado. Minha única reclamação é no momento da largada - há muitos atletas que querem largar na frente sem ter condições para tal, causando tumulto, e eu não consigo entender muito bem o motivo. É necessário que as competições que envolvem premiação se profissionalizem e separem a largada por tempo, como acontece naquelas provas maiores que aparecem na TV.

Mas vamos ao que interessa.

Hoje dei uma aula de como não correr 5 quilômetros!

Cometi 5 erros - um para cada quilômetro - que um atleta não deve cometer. Embora não fosse uma competição importante, e por isso treinei forte durante toda a semana, esses erros geraram um resultado decepcionante.

Completei os 5 km em 16.33, ritmo muito parecido do que minha passagem de 5 km na última competição, que era de 10 quilômetros, e cerca de 30s acima do que estou preparado para correr.

O tempo oficial foi 17.12, porém outro problema das provas de rua é a quilometragem que não é aferida oficialmente. Hoje nitidamente havia mais de 5 km, assim considero o tempo de 5 km marcado pelo GPS (16.33), sendo 17.12 o tempo de 5,2 km. Terminei a prova num decepcionante sétimo lugar, apesar do alto nível da competição.

E vamos ao jogo dos 5 erros:

1) Dormir pouco na noite anterior. Já diria o ditado... errar é humano, mas repetir o erro é burrice. Pelo menos evoluí em relação a Track&Field Run Series. Dessa vez dormi cerca de 3 horas. Porém meu desempenho foi muito afetado, no sentido que acordei quebrado, atrasado, e com muita indisposição para correr.

2) "Encher a cara na véspera" (de coca-cola é claro). Quem me conhece sabe do meu fraco pela cachaça mais cheia de açúcar que existe. Não basta dormir pouco na noite anterior. Beba cerca de 1 litro de coca cola de madrugada e proporcione poucas e inesquecíveis horas de sono ao seu corpo, que vai ficar muito feliz de acordar na manhã seguinte dominado pelo excesso de glicose.

3) Acordar atrasado. Não basta o corpo físico estar mal. Não busque o kit de prova com o número e chip durante a semana, deixe para buscar no dia da competição, acorde tarde e cansado, faça tudo com pressa, saia de casa voando, e fique estressado pensando se vai dar tempo ou não para correr.

4) Empolgue-se com o nível da prova. Com todos os pontos negativos até então ocorridos, seria normal pensar que hoje o melhor seria usar uma estratégia tranquila, respeitar o corpo, e usar a competição como um bom treino, correndo em um ritmo de acordo com o cansaço sentido. Que nada! Ao perceber alguns adversários diferentes e de alto nível, encho meu corpo de adrenalina (além de glicose), fico com "sangue nos olhos" e por alguns minutos tenho a sensação que sou o super homem e que hoje é o dia de quebrar recordes. A sensação dura poucos minutos, o problema é que são os minutos mais perigosos, aqueles que antecedem a largada. Eu sabia que tinha me ferrado, mas o auto-engano faz maravilhas.

5) Correr o primeiro quilômetro muito rápido.  Consequência do erro número 4. Empolgado com o forte nível da prova, saio junto com o pelotão de atletas de elite, alguns muito melhores que eu. O relógio me avisa. Primeiro quilômetro. 3m03s. Ainda estou bem, Mas as consequências seriam pagas com juros. A segunda passagem ainda é boa. 3m08s. Minha passagem no segundo km foi cerca de 15 segundos mais rápida do que eu deveria fazer... isso se estivesse 100% bem.
Não é difícil imaginar o que aconteceu depois. Sofrimento puro! Ácido lático espalhando-se a uma velocidade incrível e controlando seus pensamentos. Dor, dor e dor.

Finalizo em sétimo, com a promessa que semana que vem, nos 10 km da Maratona de Santa Catarina, vou fazer tudo diferente.

Apesar do desempenho merecidamente ruim, feliz por mais um belo dia de sol e de esporte em Floripa!


Resultados por km:
1. 3m03s
2. 3m08s
3. 3m21s
4. 3m30s
5. 3m29s

0.2 km - 39"

Tempo oficial - 5,2 km (17m12")



2 comentários:

  1. Olá Rafael,

    Gosto muito do seu blog, antes ja sabia que vida de atleta nao era moleza, mas com esses relatos passei admirar mais esse esporte e com certeza meu respeito pelos atletas aumentou e muito.


    Um abraço,
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Yara, fico muito feliz de ter leitores por aqui que comentam e gostam. Espero que te inspire um pouquinho a correr! Rafa

      Excluir