domingo, 1 de agosto de 2010

Filmes e Livros - 2010

Finding Nemo (Procurando Nemo)
Nunca fui fã de desenhos animados: Shrek, A Era do Gelo, Wall E, todos os grandes clássicos da Pixar (a exceção de Toy Story) sempre passaram batido na minha vida.
Anos depois do lançamento, fui assistir Procurando Nemo. Esse é sim um filme mais infantil e bobinho que Toy Story (minha referência no gênero), mas nem por isso deixa de ser grandioso.
Procurando Nemo é épico, cheio de momentos inesquecíveis, agradável de se assistir e personagens inesquecíveis. A impossibilidade do resgate de Nemo ser realizado no início do filme vai virando realidade aos poucos, de maneira coerente - sem falar da excepcional modelagem de personagens do filme, mesmo sete anos após o lançamento.

8 / 10

Traveller - Ron McLarty
Esse livro já começou com muita história: foi presente da Sara em sua longa viagem até Clermont Ferrand, depois de ficar presa na Noruega por causa do vulcão Islandês e de errar de Strasbourg em nosso inesquecível intercâmbio. O título, motivo maior da compra, não se justifica. Traveller não tem nada a ver com viajantes ou mochileiros - pelo menos não de maneira direta.
E o que o melhor define é a resenha do New York Times em sua primeira página - simplesmente uma boa história muito bem escrita.
Se ao final do livro eu senti que alguns aspectos e personagens poderiam ser melhor explorados, Traveller é uma obra repleta de nostalgia, onde Jono Riley, um cinquentão (embora em nenhum momento ele pareça ter mais que trinta, uma falha) e fracassado ator de Nova York, retorna a sua cidade natal, revivendo seu passado entre amigos marcantes e procurando solucionar o mistério de tiros que foram disparados trinta anos atrás. Emocionante e muito simbólico por representar a viagem de 2010.
7 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário